LinuxServidorSistema Operacional

Instalar Debian para Servidor passo a passo

instalar-debian-servidor

Este é um guia passo para você criar um servidor e instalar Debian em poucos minutos. Para este tutorial, iremos usar o Debian 9.5 (Strech), versão mais atual até o dia dessa postagem. Iremos instalar usando uma máquina virtual do VirtualBox. Com o servidor Debian, você poderá disponibilizar diversos serviços, entre eles hospedar seu site, banco de dados, email, FTP, entre outros…

Com esse tutorial, você irá aprender a instalar Debian para funcionar apenas com modo texto, nenhuma interface gráfica será instalada. Pois para um servidor precisamos poupar os recursos para processar o que realmente interessa. O Debian é um sistema muito leve e funciona muito bem até com máquinas de 512MB de memória e 1 processador. Em outros tutoriais irei mostrar como usar o Debian com interface gráfica, como utilizo em meu computador, Debian 9.5 usando KDE Plasma como interface gráfica.

 

Passo a passo para Instalar Debian em um Servidor

  1. Porque usar o Debian?
  2. Download da imagem de instalação do Debian
  3. Criar uma Máquina Virtual no VirtualBox
  4. Instalar Debian 9.5 Stretch
    1. Começando a Instalar Debian
    2. Configurando seu servidor
    3. Configuração das Partições
    4. Instalação dos Pacotes
    5. Finalizando a instalação
  5. Atualizando o Debian

 

Porque usar o Debian?

É muito difícil e complexo escolher qual distribuição Linux usar para o seu servidor. E a escolha irá depender de que tipos de serviços o seu servidor irá disponibilizar. Porém na maioria dos casos, usamos a distrubuição Debian para disponibilizar os serviços para a Bonino Sistemas e também para nossos clientes.

Um dos grandes pontos positivos dessas distribuição é sua estabilidade. Ele foi feito para ser o mais estável possível e funcionar em praticamente qualquer arquitetura. Há diversos relatos de servidores funcionando há anos sem que seja necessário reiniciar o sistema.

O Debian é umas distribuições Linux mais antigas, sendo seu uso totalmente livre e gratuíto. Você não precisará desembolsar nenhum centavo em licensa para usar esse Sistema Operacional.

E a título de curiosidade, o Ubuntu que é uma das distribuições mais famosas, é derivada do Debian.

Mais detalhes e informações do Debian podem ser consultadas em seu site oficial. Sintam-se livres para comentar e enviar sua dúvida que iremos responder a todos os comentários.

 

Download da imagem de instalação do Debian

Todos os arquivos para baixar e instalar o Debian estão disponíveis no site oficial do projeto. Porém o site é um pouco confuso de início e encontrar o que precisa pode levar um tempo.

Para facilitar, deixo abaixo o link para download da última versão até o dia dessa postagem, Debian 9.5 Stretch:

Instalação mínima: Se você possuir conexão com a internet no momento da instalação, recomendamos que baixe essa imagem. Ela possui um tamanho reduzido (291MB), e pode ser copiado em qualquer pendrive, e qualquer opção extra da instalação será baixada automaticamente pelo instalador.

Instalação completa: Caso não possua conexão com a internet e necessita instalar em diversos computadores você precisa dessa imagem (3.1GB). Esse arquivo possui a instalação completa do SO, e nenhum download extra será necessário durante a instalação.

Ambos os downloads são para arquitetura AMD de 64bits, o mais comum para a maioria dos computadores. Outras versões e tamanhos de arquivos podem ser encontrados aqui.

 

Criar uma Máquina Virtual no VirtualBox​

Para esse tutorial iremos utilizar máquinas virtuais criadas pelo VirtualBox da Oracle. Seu uso é gratuito e você pode baixar tanto para Windows quanto para Linux no site oficial. Em breve postaremos um tutorial de como instalar o VirtualBox em uma máquina usando Debian.

1) Abra o VirtualBox e clique no botão “Novo” para criar uma nova máquina Virtual;

instalar-debian-1

 

2) Escolha o nome que desejar, usaremos “Servidor_Debian” para esse tutorial. O tipo do Sistema Operacional deverá ser Linux e a versão “Debian (64bis)” de acordo com o arquivo de imagem que foi baixado na etapa anterior;

3) Na próxima tela iremos escolher a quantidade de memória RAM dedicada para a máquina Virtual. Para esse caso, vamos setar o valor de 512MB. O Debian irá funcionar muito bem para um servidor de desenvolvimento, ou até mesmo pequenos sites e blogs;

instalar-debian-2

4) Agora vamos iniciar a criação de um disco virtual, que irá funcionar como um HD para a máquina virtual;

instalar-debian-3

5) Recomendamos criar o tipo de disco virtual como VDI (formato do VirtualBox);

instalar-debian-4

6) Escolha a opção dinamicamente alocado. Mas se for um servidor de produção ou algo que necessita de mais performance e estabilidade, recomendo usar tamanho fixo. Demora mais tempo para ser criado, e já irá ocupar o espaço completo em seu HD. Nesse tutorial, para ganhar tempo e como será um servidor apenas de testes, marquei como tamanho dinâmico;

instalar-debian-5

7) Nesse passo, vamos informar o tamanho do disco a ser criado. Iremos criar com o tamanho de 3GB, mas você poderá criar maior se assim necessitar.

instalar-debian-servidor-6-0

8) Pronto, sua máquina virtual está criada e pronta para uso. Só falta mais um detalhe, é necessário configurar o adaptador de rede, para que o servidor possua conexão com sua rede local. Selecione a sua máquina virtual recém criada e clique no botão “Configurações”.

instalar-debian-servidor-6-1

9) Na tela de configurações, localize as opções de Rede. E selecione para o Adaptador 1, no campo “Conectado a:” a opção “Placa em modo Bridge”. Caso tenham interesse, deixem nos comentários que querem saber a diferença entre placa em Modo Bridge e NAT. Se notar que existe esse interesse irei criar um artigo falando sobre isso.

instalar-debian-servidor-6-2

Pronto, agora sim sua máquina virtual está pronta para uso, agora vamos prosseguir para instalar Debian 9.5 em seu novo servidor.

 

Instalar Debian 9.5 Stretch

Com a máquina virtual criada, vamos iniciar a instalação, para isso basta dar um duplo clique na máquina que foi criada.

Como é a primeira vez que a máquina será iniciada e ainda não possui nenhum sistema operacional instalado, o VirtualBox irá pedir qual imagem abrir na máquina virtual. Escolha o arquivo de imagem do Debian que você baixou na primeira etapa desse tutorial.

instalar-debian-servidor-8

Ao clicar em Iniciar, a máquina será iniciada com a imagem de instalação do Debian. Escolha a opção “Graphical install”, para iniciar a instalação com um assistente gráfico, facilitando o processo de instalação.

instalar-debian-servidor-9

O assistente de instalação irá iniciar e o processo é bem simples e auto explicativo e iremos explicar o passo a passo a seguir.

Começando a Instalar Debian

1) Selecione o idioma “Portuguese (Brazil)” e em seguida sua localidade, no nosso caso marcamos Brasil;

instalar-debian-servidor-10instalar-debian-servidor-11

2) Para a configuração do teclado, vamos marcar Português Brasileiro (pois meu teclado possui ç), mas você pode escolher outra configuração.

instalar-debian-servidor-12

Aguarde enquanto o assistente de instalação detecta suas configurações

Configurando seu servidor

1) Informe o nome que deseja criar para o seu servidor. No nosso caso informamos “debian”;

instalar-debian-servidor-13

2) Agora será necessário o nome de domínio para esse servidor. Você pode escolher qualquer nome, se for um servidor que estará vinculado ao domínio de sua página na internet, poderá usar seu endereço para ser o domínio do seu servidor. Aqui usaremos “bonino.com.br”, pois será um servidor de testes vinculado ao nosso domínio. Lembre-se, se estiver configurando uma rede doméstica, todos os computadores ligados a essa rede, deverão estar sob o mesmo domínio;

instalar-debian-servidor-14

3) Informe a senha que deseja para o usuário root. O usuário root é o principal usuário do seu servidor e possui acesso irrestrito a todo sistema operacional, pode ver, editar e excluir qualquer arquivo assim como executar qualquer script e serviço. Recomendo o uso de uma senha forte para esse usuário;

instalar-debian-servidor-15

4) Agora o assistente irá solicitar um novo usuário, que será usado para tarefas não administrativas. Nessa etapa, informa o seu nome ou um nome de exibição para esse usuário, para esse caso, iremos escolher o nome “bonino”, mas poderá criar um usuário com o seu nome por exemplo;instalar-debian-servidor-16

5) Agora, escolhe o nome do usuário, que será usado para se conectar ao servidor. Também usaremos “bonino”, mas pode ser qualquer um da sua preferência. Na próxima parte desse tutorial, iremos mostrar como configurar uma conexão SSH com o seu servidor, e por medidas de seguranças, desabilitar a conexão SSH pelo root e você irá precisar desse usuário para se conectar ao seu servidor;

instalar-debian-servidor-17

6) Escolha a senha desse usuário. Recomendamos usar uma senha diferente do usuário “root”;

instalar-debian-servidor-18

7) Selecione o fuso horário do seu servidor. No nosso caso iremos marcar que estamos no “Espírito Santo”;

instalar-debian-servidor-19

8) Aguarde enquanto o assistente de instalação determina seus discos.

Configuração das partições

1) Em seguida selecione como você irá particionar seus discos. No nosso caso, como iremos utilizar todo o disco virtual que criamos para essa máquina, selecionamos a opção “Assistido – usar o disco inteiro”. Mas cuidado, não selecione essa opção se irá compartilhar o mesmo discos com diferentes sistemas operacionais usando o dual boot, nesse deverá usar a opção manual e dimensionar com cuidado as suas partições;

instalar-debian-servidor-20

2) Selecione qual o disco irá usar para instalar Debian. Nesse caso, iremos escolher o disco de 2GB criado pelo VirtualBox e em seguida escolha a opção “Todos os arquivos em uma partição”;

instalar-debian-servidor-21instalar-debian-servidor-22

3) O assistente irá determinar sua partição ext4 (onde será instalado o Debian) e a partição swap (usada como uma memória RAM virtual pelo Linux, o conceito é mais amplo que isso mas simplificamos dessa forma para fácil entendimento). Marque a opção “Finalizar o particionamento e escrever as mudanças no disco”;

instalar-debian-servidor-23-0

4) O assistente irá pedir sua confirmação mais uma vez por segurança. Marque a opção “Sim” para iniciar a criação de suas partições no disco;

instalar-debian-servidor-24

5) Aguarde enquanto o assistente cria suas partições e prepara a instalação do sistema operacional Debian 9.5 Stretch;

Instalação dos Pacotes

1) Agora o assistente irá perguntar se você possui outros discos de instalação para instalação de pacotes adicionais. No nosso caso, não iremos instalar de outros discos. Marque “Não” e continue;

instalar-debian-servidor-25

2) Escolha de qual país usar o espelho do repositório do Debian. Iremos escolher Brasil, mas pode escolher qualquer outro como Estados Unidos ou o seu próprio país. Em seguida escolha origem do repositório, selecionamos o primeiro, mas pode escolher o seu preferido;

instalar-debian-servidor-26instalar-debian-servidor-27

3) Se você precisa de um proxy para se conectar a internet e baixar programas adicionais para a instalação, informe agora. No nosso caso não precisamos de proxy;

instalar-debian-servidor-28

4) Aguarde enquanto o assistente finaliza os últimos passos da instalação;

5) Aqui o instalador irá te perguntar se deseja enviar estatísticas de uso do seu sistema operacional. Nenhum dado confidencial ou que possa te identificar será coletado. A comunidade Linux agradece ser marcar a opção “Sim”, porém como estamos instalando um servidor, e ele deve ser o mais seguro possível deixo a opção “Não” como marcado;

instalar-debian-servidor-29

6) Calma, o processo de instalação já está quase no fim. Agora vamos selecionar o que vai ser instalado juntamente com o Debian. Como queremos um sistema limpo e instalar apenas o que vamos precisar para o servidor. Vamos instalar Debian apenas com a opção “utilitários de sistema padrão”, que irá instalar alguns pacotes básicos para administração do sistema. Todos os outros serviços iremos instalar manualmente a medida que for necessário;

instalar-debian-servidor-30

7) Agora é só buscar uma xícara de café e relaxar enquanto o assistente finaliza a instalação do Debian.

Finalizando a instalação

1) Na etapa final, você deverá informar o local onde será configurado o Carregador de Inicialização GRUB, ele é o responsável pela inicialização do sistema operacional. Como estamos instalando em uma máquina virtual dedicada ao Linux, é seguro instalar no registro mestre. Porém se está instalando em um computador que já possui Windows e que fazer um dual boot, o processo de instalação é diferente;

instalar-debian-servidor-312) Em seguida selecione o seu disco para instalar o GRUB. O disco estará identificado como /dev/sda; instalar-debian-servidor-32

Ufa, finalmente concluímos a instalação do Debian. Só falta reiniciar o sistema e fazer os últimos ajustes em seu servidor.

instalar-debian-servidor-33

Aguarde enquanto o sistema reinicializa. Deverá aparecer a tela de login de acordo com a imagem abaixo.

instalar-debian-servidor-34

Parabéns, seu servidor Debian 9.5 Stretch está funcionando e pronto para trabalhar.

Atualizar o Debian

Antes de finalizar, vamos logar com o usuário root e verificar se existe alguma atualização para o sistema operacional.

Para verificar por atualização, devemos informar 2 comandos ao terminal.

apt-get update

instalar-debian-servidor-35

E em seguida:

apt-get upgrade

instalar-debian-servidor-36

Caso tenha alguma atualização, o sistema irá pedir uma confirmação, basta informar “S” para continuar e atualizar o sistema. No nosso caso não existe nenhuma atualização.

instalar-debian-servidor-37

 

Agora sim, seu servidor Debian está pronto e atualizado.

 

Siga para nosso próximo artigo, e como instalar e configurar o serviço SSH no seu novo servidor.

Se tiverem alguma dúvida nesse processo de instalação, basta deixar uma pergunta nos comentários que terei o prazer em ajudar.

Deixe uma resposta