GolpeVenda Online

Cuidado! Golpe no Mercado Livre!

Já foi o tempo que somente existiam vendedores desonestos no Mercado Livre, ou em qualquer outra plataforma de compra e venda de produtos na internet.

Vou relatar aqui uma tentativa de golpe que sofri ao tentar vender meu celular Samsung Galaxy Note 8. Por sorte, e por conhecer como funciona o mundo da internet, continuo com o celular comigo e não enviei para o salafrário que tentou me roubar. E por isso, irei expor os dados do indivíduo aqui e a forma que ele tentou me passar a perna.

Para começar, estou tentando vender meu celular, um Samsung Galaxy Note 8, e como sabem não é um aparelho barato. Como conheço várias formas de golpe no Mercado Livre, anunciei primeiramente no OLX para que o comprador veja o aparelho em mãos e me pague o valor combinado em dinheiro no momento da compra.

Porém, eis que recebo uma mensagem pelo whatsapp do número (11) 98772-3422 se mostrando interessado pelo meu telefone. Veja abaixo imagens do diálogo. Lembrando que estou no Espírito Santo, o telefone é de São Paulo.

Como ele pediu, enviei fotos e um vídeo do celular em funcionamento. E ele me perguntou o preço do celular. Informei o preço do anúncio de R$ 2.300,00 e ele não se importou com a marca na tela, e muito menos com o valor, falando que o valor está muito bom. Muito estranho isso né? Que comprador não tenta diminuir o valor para pagar menos? Pela primeira vez alguém elogiou o valor de venda de um produto. kkkkk

Na sequência o ladrão pediu para eu criar um anúncio no Mercado Livre e mandar o link para ele. Mesmo eu achando tudo muito estranho, criei o anúncio e enviei o link. Afinal não tinha nada a perder mesmo, e se fizesse a venda iria conseguir vender o aparelho. Mas claro, já estava desconfiado.

Como podem ver abaixo, criei o anúncio e enviei o link.

Como já estava esperando, veja a resposta do ladrão entregando todo o modus operandi do golpe. Ele pediu que eu enviasse o email dele o link do anúncio. Para constar, o email do ladrão é: marcosalbertoferreira06@gmail.com

Como queria ver até onde o cafajeste iria, enviei o email para ele. Mas como conheço o golpe, enviei o email de um email diferente do cadastro do Mercado Livre.

Como já esperava, não deu 10 minutos e recebo o seguinte email falso, como se tivesse sido enviado pelo Mercado Livre.

O email que recebi é muito parecido com o que o Mercado Livre envia quando alguém compra seu produto. Porém, alguns detalhes mostram claramente de que é uma comunicação falsa, se tratando de um golpe muito mal feito.

Primeiro, o email veio do remetente: mercadopago.net.confirmacao@gmail.com. Até parece que o mercado livre iria enviar um email usando o gmail, e não do próprio domínio do mercadolivre.com.br

Segundo, olha o valor do frete que o individuo pagou. Pagou R$100,00 para enviar um celular do Espírito Santo para São Paulo. Meio estranho isso né?

Para confirmar que se tratava de um golpe, entrei na minha conta do Mercado Livre, e não existia nenhuma compra para meu anúncio.

Agora estou juntando todas as informações que possuo para abrir um boletim de ocorrência junto a Polícia Federal. Vamos sempre denunciar este tipo de gole, tentando diminuir a quantidade desses oportunistas e tornar a internet mais segura para todos.

Para efeitos de informação e para que outros não caiam nesse golpe, seguem os dados do safado que tentou me dar o golpe.

Nome Inicial: Marcos Alberto Ferreira
Emails fraudulentos: marcosalbertoferreira06@gmail.com / isabelkraauser@gmail.com / mercadopago.net.confirmacao@gmail.com
Telefone: (11) 98772-3422
Endereço: Rua João de Leão, n. 2, Casa 2 – Jardim Cotinha – São Paulo – SP
Enviar para: Yuri Santos Silva

 

** ATUALIZANDO **

No dia 07 de dezembro de 2018 recebi mais uma tentativa, dessa vez com um telefone e endereço diferentes.

Nome do Ladrão: Agilson Emerson Silva
Emails fraudulentos: mercapago.livreseguro@gmail.com
Telefone: (11) 99461-4641
Endereço: Rua Barbosa de Campos, n. 54, Vila Granada – São Paulo – SP – CEP: 03622-040

 

Fiz esse post mais como um desabafo, para expor esses criminosos, que tentam a todo momento levar algum tipo de vantagem. E para ajudá-lo a não cair nesses tipos de golpes também.

14 thoughts on “Cuidado! Golpe no Mercado Livre!

  1. Fui vitima desse camarada ai vendi um ipad pra ele e realmente me mandou todos os e-mails desta forma infelizmente não consegui postar aqui os emails que me enviou mais tenho todos, que isso sirva de exemplo para que outros não caiam na mesma cilada

    1. Infelizmente temos que ficar muito expertos. Tem muita gente desonesta na internet. Isso é uma pena, pois tem muita gente boa também.

      Se quiser mandar os emails para contato@bonino.com.br posso colocar os prints aqui no post para que todos possam ver a que estamos sujeitos.

      Abraços,

      Ricardo

      1. Ricardo, boa tarde!
        Acabei caindo nesse golpe e só agora estou pesquisando de verdade sobre esses fatos. Tenho email de outro impostor e também telefone e endereço. Tinha até foto de perfil. Depois que me bloqueou. Sobre inquérito, conseguiu algum retorno?

        1. Olá. Sinto muito por ter sido vítima desses marginais. Felizmente descobri o golpe antes de postar meu produto que estava a venda. Portanto não fiz nenhuma denúncia formal, apenas escrevi esse texto para alertar a todos que possam passar por alguma situação parecida.

        2. Olá Fernanda! Também cai neste golpe , pois nunca havia trabalhado com ML, mas postei meu produto no Olx, logo um rapaz me chamou no watts…ele disse para eu me cadastrar que ficaria seguro comprar por lá…infelizmente eu desconfiei pela pressa dele, mas não foi suficiente para ir não enviar o produto… com email que enviou com dados da compra, dados de alguém, provavelmente outra vítima.
          Fiz ocorrência mas queria postar email dele, tb do.mercado livre que usou, falso claro , telefone, endereço
          Pra ver se conseguiria descobrir mais dados deste golpista.
          Vou postar também pois talvez ajude outras pessoas.

  2. Nossa gente voces me abriram os olhos, eu sou tão simplao que as veses deixo as pessoas entrarem em casa, vejam o perigo que agente corre ! Mas valeu o alerta de voces !

  3. Bom dia,
    Está difícil vender pelo mercado livre! Coloquei um anúncio de um relógio de valor e em 48 horas recebi nada mais e nada menos que 8 e-mails falsos, informando a compra e pagamento falso do indivíduo. Pessoal, na dúvida, entrem no aplicativo e verifiquem. Dois tentaram contato via whatsapp com foto de pessoas com ótima aparência! Tudo fake! Cuidado!!

  4. Infelizmente vi esse post tarde. Fui vítima desse golpe ontem! A mercadoria ainda está em trânsito, alguem sabe como proceder pra interceptar?

    1. Oi Tompson, Lamento saber disso. Recomendo você ir o mais rápido rápido possível fazer um boletim de ocorrência e depois ir nos Correios com o BO e tentar interceptar a mercadoria. Recomendo imprimir todos os emails e conversas. Nunca fiz isso, mas acredito ser o melhor caminho. Se conseguir, depois passa aqui e nos fale o resultado. Boa sorte e grande abraço.

Deixe uma resposta